Você está aqui
Home > Finanças > Comércio > 12 de outubro: o dia é da criança!

12 de outubro: o dia é da criança!

childrens-day-02-hd-wallpaperToda criança, quando cresce um pouco, já espera ansiosamente pelo dia 12 de outubro. A data é muito divulgada na mídia, principalmente para fomentar o comércio de produtos e serviços para o público infantil.

Tradicionalmente, nesta data, é comum a sociedade civil organizada, igrejas e escolas instituírem programações especiais durante a semana ou uma atividade específica alusiva ao dia da criança.

Também, no seio familiar, a data é comemorada com presentes e passeios com os pupilos. Tudo isso é muito bom e a criança realmente merece!

Oportunamente, além de externar que sou plenamente favorável a todos os atos que venham a valorizar a criança, bem como proporcionar momentos de lazer e vivências agradáveis com amigos e familiares, penso ser oportuno o ensejo da data para refletirmos o que intencionalmente estamos incutindo na vida de nossas crianças.

Assim, compartilho com familiares, educadores e amigos o pensamento vivo de Rousseau sobre a educação das crianças, pelo qual afirma “a única lição de moral que convém à infância e a mais importante para toda idade, é a de nunca fazer o mal a ninguém. O próprio preceito de fazer o bem, se não é subordinado a aquele, é perigoso, falso, contraditório. Quem não faz o bem? Todos  fazem, o malvado, como qualquer outro: torna  um  feliz à custa de cem miseráveis e daí decorrem todas as calamidades”…

Esta é uma máxima fundamental a ser aplicada desde a infância, pois, se é inesgotável o números de verdades e princípios, assim como o dos erros , devemos pois, escolher o que ensinar… Dessa forma “o pequeno número das coisas que contribuem realmente para o nosso bem estar é digno de atenção de um homem sábio, e por conseguinte, de uma criança que desejamos tornar virtuosa”. Nessa linha de pensamento não se trata de ensinar tudo o que de bom que existe, “mas o que é verdadeiramente útil”.

Que neste dia, as crianças sejam amadas, presenteadas, valorizadas e bem educadas!

Por: Suzy Selene Nogueira Montalvão Freire Coelho

Pedagoga/Especialista em Gestão Educacional

Graduanda em Direito

Leia também

Tribuna Portal
Tribuna Portal é uma mídia da KGS Comunicação&Marketing, que inclui o Tribuna da Cidade e a Tribuna Revista. Estância Turística de Joanópolis, SP, Brasil
http://tribunaportal.com

Deixe uma resposta

Top