Você está aqui
Home > Cotidiano > Cultura > Banda Chicamandú finalista do Festival de MPB

Banda Chicamandú finalista do Festival de MPB

foto 02 - BANDA CHICAMANDU EDA banda de forró Chicamandú, da cidade de Joanópolis, vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da música. O grupo formado por Dario Oliveira (voz e violão), Gudu Oliveira (zabumba), Willian Delmondes (contra-baixo), Willian Santos (sanfona) e Juliano Perrone (triângulo), está se tornando uma referência do forró na região e vem conquistando espaço nas noites de São Paulo. Daqui para frente, o projeto tem tudo para se tornar cada vez mais ambicioso.

foto 01 - pág EDA banda Chicamandú, fundada em 2003, nasceu como uma espécie de brincadeira na sala da casa de dois irmãos, Dario e Gudu. Esse forró despretensioso logo ganhou espaço na noite da região bragantina. Nessa época, os fundadores da banda contavam com o reforço de um seus primos, Newton Moraes, e seus amigos de infância, Jorge Soto e Felipe Bueno.

Com essa formação, a banda se apresentou com o nome de “O Forró Didoido” até meados de 2006. Em 2013, ainda com a denominação antiga, a banda retomou suas atividades, mas sem o direito ao uso do nome, que fora perdido durante esse intervalo. O que parecia um infortúnio acabou colaborando para o sucesso de um novo momento do grupo: em meio às conversas na mesa do almoço, o pai de seus fundadores, contando “causos” antigos de Joanópolis, citou o nome de uma senhora conhecida na cidade pelo seu estilo extravagante de vida e pela energia e alegria contagiantes. Chamava-se Chica Mandú a personalidade cativante, então mencionada com tanta admiração. A senhora participava dos bailes que animavam as noites nos sítios e bairros de Joanópolis. Nessas festas, ouvia-se com frequência: “o baile só começa quando a Chica Mandú chegar e só termina quando ela parar de dançar”.

Ao ouvir esse nome, após um breve silêncio, Dario Oliveira sussurrou ao irmão: “nossa, que belo nome para uma banda”.

foto 02 B - pág EDE assim nasceu o forró de Chicamandú, em homenagem a uma cidadã de Joanópolis que tinha no espírito a mesma essência que a banda carrega consigo: muita simplicidade e alegria, sempre.

Nos últimos dias 31/10 e 01/11, a banda Chicamandú participou com a música “Pássaros” no Festival de MPB de Atibaia-SP. O evento contou com a participação de músicos de sete estados brasileiros, representados por bandas e compositores que ao todo somaram mais de cem canções. Na primeira etapa do concurso foram selecionadas trinta músicas, entre as quais “Pássaros”, de autoria de Dario Oliveira. Apenas essas trinta seriam executadas ao vivo no Centro de Convenções de Atibaia.

A diversidade de estilos marcou a disputa, que foi muito acirrada em razão da alta qualidade dos competidores.

foto 03 - pág EDEm 30/10, no primeiro dia de audições, a eliminatória contou com dez participantes, exclusivamente da cidade de Atibaia. Seriam escolhidos, entre esses dez grupos, oito classificados para a final. A segunda fase eliminatória, destinada à seleção em âmbito nacional, evidentemente a mais concorrida, foi realizada em 31/10, e classificaria apenas sete execuções musicais, entre as vinte participantes.

O criterioso corpo de jurados selecionou a música “Pássaros” e a banda Chicamandú foi classificada para a etapa final. Os elogios dirigidos à banda foram recebidos por seus integrantes com muita emoção e entusiasmo. Realmente, não merecia menos: quem esteve lá pode certificar o alto nível da concorrência e a expertise dos jurados.

A banda Chicamandú representou com muito orgulho, dedicação e amor, a querida Joanópolis. Ao conquistarem o oitavo lugar da competição, seus integrantes foram assim elogiados: “música para festival deve trazer emoção; tem que mexer com o público, despertando sentimentos positivos. Parabéns, porque esta noite vocês fizeram exatamente isso. Nós, jurados, estamos emocionados, e a plateia também. Continuem neste caminho”.

Os planos da banda para 2016 são promissores. A Chicamandú pretende gravar seus primeiros CD e DVD, além de um clipe, cujo projeto já está em andamento.

Os integrantes da Chicamandú fazem questão de registrar seus agradecimentos àqueles que sempre acreditaram em sua música, contribuindo imensamente para o sucesso até hoje conquistado. Em especial, agradecem ao apoio de longa data, constante e incondicional do amigo Mauro Garcia e ao parceiro Juninho Serafranny, cuja colaboração foi indispensável à gravação da música que concorreu ao festival. Agradecem também a todos os amigos e familiares que torceram por eles no evento, inclusive aqueles que o fizeram à distância.

A alegria e boa energia da Chicamandú estão em evidente expansão. Como diz o refrão da música finalista: “tem pássaro novo querendo voar”!

Agenda:

21 de Nov. Botequim da Cachaça-Joanópolis-SP

27 de Nov. Remelexo-São Paulo-SP

Tribuna Portal
Tribuna Portal é uma mídia da KGS Comunicação&Marketing, que inclui o Tribuna da Cidade e a Tribuna Revista. Estância Turística de Joanópolis, SP, Brasil
http://tribunaportal.com

Deixe uma resposta

Top