Você está aqui
Home > Cotidiano > Concluído Projeto NOSSO MUNDO

Concluído Projeto NOSSO MUNDO

foto_01_-_pág_10 foto_03_-_pág_10 foto_04_-_pág_10 foto_05_-_pág_10 foto_06_-_pág_10 foto_07_-_pág_10 foto_08_-_pág_10Foi concluído no dia 20 de novembro, com muita festividade, atividades e apresentações o Projeto Nosso Mundo. Foram 40 oficinas desenvolvidas junto a 200 alunos do ensino médio da Escola Estadual Cel. João Ernesto Figueiredo e a mais 300 alunos das escolas municipais José Benedito de Salles Bayeux e Emília Ximenes Capozoli. Pelo período de três meses os alunos viveram a experiência de trabalhar e desenvolver sentido artístico através da reciclagem de materiais, numa experiência inigualável para todos os participantes que viram seus trabalhos expostos  na Casa da Cultura e ao final, no projeto das máscaras da cultura africana, a premiação de participarem de uma Oficina no Museu da Língua Portuguesa, onde além da visitação, trabalharam mais uma máscara servindo de exemplo para mais de trinta pessoas que participaram desse trabalho. Nas oficinas realizadas pelo Projeto Nosso Mundo, a preocupação foi o de apresentar para os alunos participantes os elementos da mata nativa encontrada em Joanópolis; assim, as máscaras foram executadas a partir de argila, papel machê e uma fórmula própria – matéria prima desenvolvida pela artesã Mércia Borges, com folhas descartadas da Palmeira Jerivá, com sementes de Guapuruvú, também chamada de Ficheira, sementes de Jacarandá Mimoso, coquinhos do Jerivá, Angico Amarelo, Sibipiruna, sementes de Pitomba também chamada de Olho de boi que é um cipó, que se agrega a qualquer tipo de árvore, sementes de Girassol, sementes de Araticum ou Fruta do Conde  e Palha da Costa, que é imprescindível em qualquer cerimônia religiosa dos cultos de matriz africana.

 Presépio NOSSO MUNDO

Já a montagem do presépio com os materiais recicláveis que serviram para esta instalação e também com argila foi idealizado e apresentou a montagem de uma cidade (Joanópolis) em três ambientes, o primeiro sendo o núcleo rural onde está representada a cachoeira, uma capela e vários animais feitos de argila. No segundo está o Presépio, propriamente dito, com várias casas, com o “povo” encaminhando-se ao presépio e no terceiro, a comunidade dos Anjos com a representação da irmandade do Divino Espírito Santo, cantando ao lado do Império. Importante registrar que para a montagem das casas a artesã Mércia Borges, confeccionou mais de 800 tijolinhos, para que as crianças apreendessem a assentar tijolos artesanalmente, os telhados foram feitos com reaproveitamento de vassouras e o restante foi a partir da imaginação. O trabalho foi realizado pelos alunos da Escola Estadual Coronel João Ernesto Figueiredo

A artesã Mércia Borges com as Arte-Educadoras Débora das Neves, Sidnea de Souza, Keile Geíse Suthoff, Aline Badari, Lúcia Amélia Cuoco Cardoso e os monitores Mateus José Rodrigues e Thiago Tucci Gonçalves foram os responsáveis pela execução dos trabalhos que teve a curadoria da professora Neide Rodrigues Gomes e como diretora do Projeto Márcia Cristina Glosce Moreira. A realização foi da Cooperativa de Produção de Arte e Cultura, Grupo Kling Associados, Proac ICMS – Governo do Estado de São Paulo e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Joanópolis.

Sobre os Presépios

Para uma vertente da cultura cristã, as representações do nascimento e morte de Jesus Cristo foram idealizadas por São Francisco, por volta de 1200. Com o passar do tempo a representação do nascimento transformou-se no Presépio que logo entrou no gosto popular e as pessoas começaram a montar em suas casas a cena do nascimento, com características regionais e locais, e também com inovação de novas figuras. Temos ao longo da história Presépios que ainda hoje fazem parte do turismo em várias partes do mundo. O Presépio napolitano criado no século XIX pode servir de exemplo.

O encerramento do projeto Nosso Mundo se concretiza com visita dos alunos no Museu da Língua Portuguesa na exposição de Câmara Cascudo, escritor, pesquisador e folclorista, e desenvolvimento de oficina de máscaras. Também a exposição do presépio e mostra dos trabalhos realizados durante o projeto foi aberta ao público com apresentação de músicas folclóricas e natalinas no dia 20/11.

Leia também

Tribuna Portal
Tribuna Portal é uma mídia da KGS Comunicação&Marketing, que inclui o Tribuna da Cidade e a Tribuna Revista. Estância Turística de Joanópolis, SP, Brasil
http://tribunaportal.com

Deixe uma resposta

Top