Você está aqui
Home > Cotidiano > Ciência > Testes para zika vírus serão oferecidos pelo governo do Estado

Testes para zika vírus serão oferecidos pelo governo do Estado

Edmir Chedid disse que exame será implantado para a realização do pré-natal de gestantes no Sistema Único de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde irá oferecer, por meio do Instituto Adolfo Lutz, testes confirmatórios para zika vírus na rede pública. A confirmação, realizada na segunda-feira, 7/12, atende solicitação do deputado Edmir Chedid (DEM), que na semana passada havia demonstrado sua preocupação ante a confirmação de casos de microcefalia em Campinas.

De acordo com o parlamentar, o exame sorológico pelo método Elisa, que permite detectar anticorpos no sangue mesmo depois da fase aguda da infecção, estará disponível para investigação de todos os casos suspeitos. Essa estratégia de confirmação laboratorial já é adotada pelo Estado para casos de dengue. “Os kits para os testes chegam neste mês, mas serão usados a partir de 2016”.

Edmir Chedid garantiu ainda que o exame será implantado para a realização do pré-natal de gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS) mediante a adesão dos municípios e por meio de um protocolo. Se o teste for positivo para zika vírus, serão oferecidos exames morfológicos e acompanhamento, além de amparo emocional após o nascimento dos bebês, caso haja má-formação.

“Na semana passada, contatamos a Secretaria a fim de solicitar a realização de um levantamento nas unidades públicas de saúde da Região Administrativa de Campinas, formada por 90 municípios em sete regiões de governo, com o intuito de se identificar possíveis casos da doença. Mas a comprovação de casos no interior já foi suficiente para o início desta atividade”, completou.

foto 01 - pág. 14
Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya.

 

 

 

Leia também

Tribuna Portal
Tribuna Portal é uma mídia da KGS Comunicação&Marketing, que inclui o Tribuna da Cidade e a Tribuna Revista. Estância Turística de Joanópolis, SP, Brasil
http://tribunaportal.com

Deixe uma resposta

Top